Então você quer aprender mais sobre fotografia?
Talvez eu possa ajuda-lo(a).
Vou contar aqui um pouco mais sobre meu curso de fotografia e sobre as turmas que ministrei até aqui.
Se ao final dessa breve leitura, você achar que posso contribuir em algo para o seu aprendizado é só me chamar no botão de WhatsApp, que terei o maior prazer em ajudar.
Trabalho com fotografia há mais de 15 anos, sou formado em publicidade e propaganda e atuo no mercado de moda, publicidade e propaganda de algumas marcas da minha região.
Eu sempre tive uma paixão absurda or detalhes, pelos contrastes e cada ponto de luz que eu pudesse captar com alta nitidez em retratos que eu realizava. Por vezes o objetivo era tirar o máximo do equipamento. Em outros momentos o objetivo era captar um momento único que representasse aquele instante que deveria ser eternizado.
Independente de qualquer coisa, sempre havia um objetivo. Um "Por quê", que justificaria o motivo de estar ali capturando momentos, produtos e imagens para ilustrar uma ideia.
Acredito que toda imagem tenha uma ideia, um objetivo de comunicar algo.
Seja ela abstrata, real ou como preferir chamar.
O objetivo é o que vai dizer se a sua fotografia é boa ou ruim.
Por exemplo, se você estiver buscando concursos de fotografia, em sua grande maioria, a técnica e a adaptação ao tema proposto são os grandes pontos que dirão se a sua fotografia é boa ou não para aquele "objetivo".
Se por outro lado você busca produzir fotos artísticas, fotos de pessoas, fotos de famílias, ou até fotos PET.
É o cliente quem dirá se a sua foto foi capaz de atender a expectativa criada no momento da contratação.
Vale lembrar que em nenhuma das situações acima, justifica a falta de estudo e dedicação à fotografia. Mas entender o ao que se propõe o motivo de estar ali é fundamental para que a sua foto faça sentido para você e para o seu contratante.
Esses últimos dois parágrafos resumem muito do que vou falar aqui. Objetivo, expectativa e realidade.
Você pode passar horas no Pinterest, buscando referências, ideias, mas só vai entender as dificuldades quando chegar a hora de por a mão na massa e entender a concepção de cada ideia compartilhada ali.
A criação vai muito além da reprodução. E isso sem dúvidas será tema para uma ou duas aulas no curso que proponho aqui.
O que aprendi ao longo desses anos é que o equipamento é importante, mas não é fundamental.
O conhecimento constante é fundamental.
Porque as técnicas estão cada vez mais aprimoradas, a competitividade é sempre presente. E você não pode se acomodar só porque tem a câmera, o flash, ou truque do ano de forma acessível. Esses argumentos não são diferenciais, o dinheiro pode garanti-los de alguma forma.
Já o conhecimento, a competência e o comprometimento com o seu contratante, isso sim, fará a total diferença nos seus resultados. Me lembro com clareza, de quando comecei a trabalhar para a BAYER® com uma D5100, dois falhes youngnuo, daqueles mais simples que importei da DealExtreme e torci para não ser taxado.
Camera crop, flashes hiper baratos, mas uma responsabilidade de uma empresa multinacional para entregar fotos de qualidade com prazo apertadíssimo, o famoso "Pra ontem".
Não foi o equipamento. Foi o comprometimento, a dedicação e a coragem de assumir aquele sob que fez a diferença.
Nos meus cursos, eu tenho um cronograma básico, onde falamos sobre a luz, sobre equipamentos, sobre macetes que adquiri nesses anos de estrada. E comento também sobre o posicionamento ético, posicionamento de mercado, alinhando o conteúdo do curso com as intenções de cada aluno participante.
As aulas acontecem às terças-feiras em meu estúdio em Jacutinga/MG das 19h:00 às 20h:30.
A duração do curso é de 6 meses, podendo se estender de acordo com o interesse da turma.
Quer saber mais sobre como posso ajudá-lo(a) na sua jornada?
Me chame no WhatsApp.